11.18.2011

eu também quero fazer um post sobre a casa dos segredos*

mais idiota do que a Cátia, que não sabe que África é um continente, é quem goza com a Cátia esquecendo-se que ela é um produto do péssimo sistema educativo que temos e pagamos com os nossos impostos.

*este post também serve para a reportagem da Sábado, é o 2 em 1.

13 comments:

Flores said...

Ora, essa é que é essa!

Prezado said...

Eu também sou produto do mesmo sistema e sei onde é áfrica. Não é tão simples assim...

Clara said...

se calhar até aprendeste em casa, Prezado. coisa que ela provavelmente não.

o ponto do meu post era: para quê estar a gozar com aquilo, nem sequer tem piada.

agora tb vamos gozar com os que vivem na rua porque não têm casa? coitados pah.

Prezado said...

Não é por aí, é mais pela óbvia manipulação ( que não é nova, mas este video teve o condão de abrir a pestana a muita gente, só espero passarem a aplicar o mesmo critério com outras sondagens feitas ao povinho na rua ). E porque vale o que vale. A mim se me perguntarem de repente qualquer uma daquelas, também erro. Eu sem google não sou nada.

Clara said...

isso em relação à reportagem, é verdade.

eu como cresci numa casa onde sempre questionámos tudo o que aparecia na televisão, nunca liguei muito.

Maria Flausina said...

Eu não gozo... acho muito triste! E acho que não é só do sistema educativo, muita da culpa é nossa, pais ausentes e permissivos. Quando uma criança já é apanhada a cabular num teste através das mensagens que a mão lhe manda para o telemóvel... O que é que esta mãe acha que está a conseguir? Nós cabulávamos, mas éramos obrigados a aguçar o engenho e a criatividade. Estas gerações mais recentes até nisso têm a vida facilitada pelos papás, que não querem educar os filhos, e, o que é pior, muitas vezes não permitem que outros o façam.

Unknown said...

Também estudei em escolas públicas e os meus conhecimentos não ficaram por ali. O sistema educativo não faz adquirir QI nem põe a matéria na cabeça dos alunos.

Clara said...

bem, matéria devia mesmo pôr, n é?

eu concordo que é uma conjugação de factores, desde o ambiente que se tem em casa, o próprio interesse em aprender, etc, mas repararam que nenhum deu nenhuma resposta correcta na reportagem?

Tamborim Zim said...

Eu n vi isso da Cátia mas contaram-me, e tb q a moça depois chorou, sentindo-se humilhada. Apesar da situação ser certamente...hilariante (?), n gosto de bater no ceguinho, e mto menos de saber de alguém humilhado na sua ignorância.
Mas n concordo c a culpabilização linear do sistema educativo. culpo mais a falta de abordagem pedagógica e instrutiva dos media. Agora por ex. em relação aos universitários: se n vão ler por fora, se n se interessarem por temáticas p além dos seus cursos, n vamos esperar q seja o curriculum de Física ou Direito ou Geografia a dar-lhes a assim chamada "cultura geral" (detesto o termo).

by Susana R. A. said...

Posso discordar? É que sou professora e todos os dias dou o litro, na tentativa de ensinar qualquer coisa de útil aos nossos miúdos.
A Cátia não é, como é óbvio, minimamente representativa da "malta nova" deste país, é apenas e somente alguém desinteressado e desinteressante que calhou aparecer na tv por um motivo menos grandioso.
Agora quanto à polémica que anda pela bloga: se porventura te pedissem, assim de chofre, para elencar as preposições da nossa língua por ordem alfabética, saberias?...
Última pergunta: está certo que isso se aprende na escola (supostamente...), mas será que podemos considerar a façanha como "cultura geral"?
Fica a pergunta - e, se me permites, a sugestão: há coisas mais interessantes na vida do que assistir àquele programa que ninguém vê, sabes, acho que se chama "Casa dos Segredos"...

;)

PS. No hard feelings, ok? :)

Miss Me, Myself and I said...

A Cátia (com 22 anos de acordo com a minha pesquisa feita no Google) urinou na cama… Culpabilizamos o sistema educativo também?
O melhor é boicotar o programa (ou a TVi em geral)!

Clara said...

não costumo ver a TVI, só sei isto sobre a cátia porque vi postado no facebook, várias vezes.

de qualquer forma não me parece relacionado, o descontrolo fisiológico e a falta de cultura.

também não é uma ligação em linha recta, a falta de cultura e o ensino universitário. ninguém está à espera que se ensine a alunos de um curso de direito quem foi o protagonista do "Padrinho"...

este post da Rita está muito bom, sobre este assunto.

Miss Me, Myself and I said...

Não me interprete mal, não creio que, e como disse, o descontrolo fisiológico e a falta de cultura estejam relacionadas, mas é tão-somente o tipo de informação que é divulgada pelos media. Tenho a certeza que se a Cátia tivesse recitado um poema de Fernando Pessoa ou nomeado seis ou sete capitais europeias, não seria notícia em lado nenhum.
Temos bons exemplos de pessoas (e miúdos em particular) de carácter, cultas e inteligentes… mas isso, já se sabe, não vende (daí a minha proposta de boicote à TVi)

pessoas com extremo bom gosto