11.11.2011

da crise

há uma papelaria perto da escola do meu filho que vende material escolar. é gerida por portugueses já com alguma idade, e cobra literalmente 4 vezes mais por qualquer produto escolar do que ele custa num supermercado. eu estou preparada para pagar o dobro por um produto, pela proximidade [é o custo/benefício de não ter de ir até o supermercado] mas 4 vezes já me custa a engolir - sobretudo quando uns metros mais à frente há lojas de chineses que vendem a mesma coisa [embora de qualidade inferior], a um quinto do preço.

há duas papelarias perto da escola da minha filha. uma é pequena e pertence a uma senhora de idade, a outra é grande e pertence a indianos. há perto da escola da minha filha cerca de 7 escolas mas esta senhora da papelaria pequena não quer crianças no seu espaço e portanto cobra o dobro pelas gomas em comparação com a loja dos indianos, uns metros mais à frente, que não só vende muito mais produtos como os direcciona todos para estudantes.

isto explica resumidamente a vantagem das economias emergentes em comparação com a nossa: capacidade de adaptação, capacidade de relacionamento com o cliente, estratégias lineares de venda.

12 comments:

Tamborim Zim said...

E uma outra vantagem é o uso e abuso, em certos casos, de mão de obra infantil e ilegal (esta não exclusiva das emergentes). Tentemos ao máximo apoiar o fair trade- O mais fair possível. As lojas do chinês há q vetá-las ao máximo. N é sequer pela prioridade ao q é "nosso", mas por um esforço ético.

Clara said...

não tenho o hábito de ir ao chines, até porque as coisas não prestam para nada.

mas quando me pedem 6€ por 2 metros de papel autocolante transparente para forrar livros [e não tinha tempo para ir a mais a uma loja mais longe, naquele dia] teve de ser. paguei 1,5€ no chinês.

agora até têm frutarias que vendem mais barato e estão abertas até mais tarde. e a fruta compram no mesmo sítio que as frutarias portuguesas...

andrés said...

entonces hay chinos por todo el mundo?

Clara said...

há.

Tamborim Zim said...

Percebo. Mas quem possa e até poder, q boicote. Os comerciantes portugueses n têm as mesmas benesses, é natural q n possam apresentar os mesmos preços. Qto à fruta e aos vegetais, queria muito saber em q fornecedores posso confiar. Até pq sou vegetariana e urge pesquisar p ver se n nos envenenamos demais.

Clara said...

que benesses têm os chineses em portugal?

sem-se-ver said...

nao pagam iva. n sabia?

Clara said...

têm exactamente o mesmo direito que qualquer outra empresa estrangeira que decida investir em portugal. e do que os portugueses que decidam investir na china: http://www.secomunidades.pt/c/portal/layout?p_l_id=PUB.1.412

Tamborim Zim said...

e os horários q podem ter...todos os dias a todas as horas. E se os portugueses forem investir p a China c produtos de tuta e meia, inferiores em qualidade e preço aos locais, e ainda assim tiverem vantagens (IVAs, horários), acho mal tb. Tentar iniciar um qqer negócio no n/País é uma tortura p os portugueses.

Clara said...

os chineses não têm vantagem de horários, se querem estar abertos sujeitam-se como os outros a apanhar multas [mas isso nos centros comerciais tb estão sempre abertos e até a meia noite].

eu não tenho o hábito de comprar nos chineses, nem quero defendê-los, só que muito do comércio tradicional não soube/sabe ter um bom relacionamento com as pessoas. já que cobram mais ao menos ofereçam coisas melhores, diferentes, e criem empatia com os clientes, coisa que os chineses nunca vão conseguir [empatia].

Tamborim Zim said...

Pensei mmo q tivessem essa vantagem horária. Tb n queria passar por xenófoba e caçadora de chineses. COncordo com as faltas de empatia. Acho mmo q há raras lojas em q possa caracterizar algum serviço como (quase) irrepreensível. Na verdade ando um pedaço fóbica de gentes e de serviços, e creio q qqer dia compro tudo onilaini. Baf.

Clara said...

ai, eu tenho medo de comprar online [por não ver as coisas de perto].

pessoas com extremo bom gosto