5.19.2012

nós, portugueses*

"Vou repetir MAIS ALTO ... (porque não tive nenhuma resposta (...) -Procuro Engº Informático. 25-35 Anos. Boas condições. (dp não digam que não há empregos, e tal..)"

isto foi uma mensagem que li no facebook, onde o endereço de email que se seguia, para resposta, estava errado. a assumpção de quem publicou o anúncio foi "ninguém quer fazer nada e é por isso que somos um atraso, país de terceiro mundo, etc", quando poderia ter sido "enganei-me a colocar o endereço de email para as respostas".

volto a dizer mais uma vez, protestamos muito mas sempre (SEMPRE) ao lado.

como o tempo que perdemos a discutir se este governo é pior que o anterior, e porquê, quando na realidade devíamos estar a penalizar actos de corrupção, como explica o Paulo Teixeira de Morais,para que as coisas não voltem a acontecer.

se eu não tenho vontade de sair daqui para fora? tenho, imensa. mas sei que todos os países têm defeitos e portanto limito-me a fazer o meu papel, que é o de não pensar pela cabeça dos outros (e dos jornais).

*desenganem-se se pensam que vou falar mal do meu país, que adoro, sei perfeitamente que somos o melhor povo do mundo, com milhares de qualidades, generosos, simpáticos, com vontade de ajudar, tolerância e outras cenas de que não me lembro agora - não tenho o menor desejo de ser nórdica ou qualquer outra coisa.

11 comments:

Isa said...

Hás de convir que é muito irritante e fustrante saber que um gajo a quem o povo confiou poderes para o governar roubou descaradamente, milhões, e vive tranquilamente em paris e o povo aqui a f*der-se à grande, resulta numa falta de confiança difícil de superar. talvez a confiança começasse por aí, julgar o gajo e obrigá-lo a devolver o que roubou. e todos os outros. pode ser que compensasse de alguma forma e desse confiança ao povo. e sim, adiantaria.

Clara said...

é frustrante mas não nos enganemos, não foi o único a roubar. roubaram todos os que passaram por lá, todos sem excepção.

não podemos fazer o tempo andar para trás, nem persistir nesta troca de culpas de uns para os outros (que no fundo tem sido o que os dois partidos fazem através da comunicação social, e é desta forma que manipulam as pessoas que votam neles). temos de andar para a frente - há corrupção, penalize-se exemplarmente, levantem-se imunidades, ilegalize-se tudo o que sejam formas passíveis de corrupção.

se há maneiras? há. mas normalmente as pessoas perdem tempo a discutir o pingo doce e outros semelhantes e assim não têm tempo para ver o que importa (coincidência estranha, não é?)

Isa said...

:o mas isso é o que os políticos fazem, hoje e sempre. sempre. é uma palhaçada. estão-se pouco borrifando para quem governam, só se preocupam em encher os bolsos. e isso é uma questão de mentalidade, enqto nao mudar fica difícil, enquanto essa gentalha encarar a política como forma de sobrevivência, a sua, e não com responsabilidade, é assim que ficamos e vamos ficar. e a pornografia entre o estado e as construtoras é só um exemplo. e é uma vergonha, uma vergonha. é o desrespeito absoluto pelas instituições e pelos cargos que ocupam. isso é o que mais me choca. é isso que tem de ser punido. é aí que os tribunais, sejam eles quais forem, têm de dar o exemplo. levantar imunidades, chamar as pessoas à responsabilidade, e puni-las, como se faz a qq criminoso. nao podia estar mais de acordo.

as pessoas precisam de fait divers e as pessoas perdem tempo a discutir qq coisa, pq enquanto discutem o mundo externo não olham pra si.

seja como for, entendo perfeitamente que se sintam de mãos atadas. se fizeres por ti e pelos teus já estás no bom caminho, digo eu... pq nao dá pra confiar nessa gente, nem sequer é desejável fazer depender deles a tua vida...

Clara said...

faz-me um pouco de espécie porque é que nós, sociedade civil, somos a grande grande maioria, somos responsáveis pelas pessoas que elegemos e também por retirá-las de lá, somos em última análise responsável por mudar o sistema (porque acho que temos oportunidade de ver que o sistema não está a funcionar) e não o fazemos. somos manipulados pelo excesso de informação mal propagada da comunicação social. no fundo, não gostamos de ser responsáveis, é melhor só ficar a criticar (englobo-me nisto, claro, tenho noção que também faço pouco - e mais, já fiz campanhas por partidos e votei sempre, coisa que não voltarei a fazer).

a coisa é mais funda do que PS/PSD/CDS/BE ou todo o resto.

Isa said...

eu não voto, Clara, precisamente por isso. é mais funda, sim, falei nisso no comentário: chama-se mentalidade. e enato ela nao mudar, é assim que estamos. daí dizer-te faz por ti, garante-te, sem contares com ninguém, mt menos com essa corja que se diz Estado. daí já não os podes responsabilizar, mas a ti. viver com o sistema, não há como sair dele, mas não vender-se ao sistema. já me lês há uns tempos, sabes bem que a minha posição é que tu és responsável pela tua pp vida, mais ng. eu vim pro Brasil e assumi a minha responsabilidade pela minha vida, fazer o que gosto, o que sei, o que me faz feliz e que contribui eventalmente para melhorar outras vidas, e tentar o mais rapidamente possível viver disso.
Bjos, e boa sorte aí.

Clara said...

ah, não conto. antes não contava porque não precisava, agora sou infelizmente obrigada a contar (para a escola dos miudos e quando preciso de um hospital ou vacina, para eles) e já vi que antes é que tinha razão.

iria para fora na boa, se não abandonasse os meus filhos (e ainda assim é provável que seja forçada a ir).

Isa said...

E, sim, aqui onde estou posso dizer-te que sem um plano de saúde morres literalmente à porta do hospital e a educação pública é uma vergonha. daí qd me dizem felizes e contentes que o Brasil é a 5ª economia do mundo eu respondo: enqto nao houver saúde pública decente e educação pública decente, nao nos serve de nada. e vou te dizer, os brasileiros pagam dos impostos mais caros do mundo. em Portugal ainda vai havendo, mas, ao que sei, cada vez menos. era das poucas coisas que valia a pena na europa, saúde, educação públicas. até com isso se acaba. olha, Clara, é sério... e sei bem que quem tem filhos tem de pensar duas vezes, mas não é impossível, não é... conheço vários, cada vez mais o que começa até a irritar-me, virem pra cá com filhos e tudo. podiam ir pro Canadá ou pra Austrália :p enfim...

Clara said...

o meu sonho de vida era ir para a Austrália mesmo. mas lá acho que não precisam de pessoas como eu (às vezes acho que em lado nenhum precisam).

S. G. said...

olá,

tens escrito no texto do post paulo teixeira pinto. será que querias dizer paulo morais? este gajo é o maior...

acho que a nova zelândia precisa de muita gente formada em áreas das novas tecnologias. sempre é perto da austrália :)

quanto ao resto, já nem gasto saliva...

Clara said...

claro, Paulo Teixeira de Morais, vou corrigir.

eu acho que não me insiro nas novas tecnologias...

sem-se-ver said...

e que tal votar no partido comunista e no bloco? ao menos fazia-se a experiencia, na prática, se todos os politicos roubam e são desonestos e tudo aquilo que li por aqui. vai uma apostinha que teriam uma surpresa? (verifiquem, por favor, quantos casos houve de corrupçao em camaras governadas por comunistas. façam só essa investigaçaozita).

porque barafustar, barafustar, e depois eternizarem eleitoralmente os 3 partidos de poder que desde há 38 anos fazem caca e roubam e sao corruptos e etc, isso é que não me parece nada inteligente - ou meramente masoquista, convenhamos. e decididamente tornando o discurso de que todos os politicos sao uma trampa a encher os bolsos muito pouco legítimo, e nada representativo.

pessoas com extremo bom gosto