12.18.2008

Este post é para bloggers

Toda a gente sabe que escrever e manter um blog não passa de um enorme exercício de egocentrismo. Mesmo num blog colectivo - eu escrevi num blog com mais 11 mulheres e bem sei o que me continha para não publicar um post em cima de uma colega para que ela pudesse ter o seu post em tempo de antena, devida e plenamente comentado - andamos em bicos de pés e olhar suplicante ("choose me, me!") a exercer o nosso umbiguismo à grande.
Isto parece mal, mas vejamos melhor: ao exercermos aqui o nosso egocentrismo sem grandes pejos, estamos no fundo a evitar a necessidade de o espalhar à volta no resto das situações. Ou seja, podemos guardar para o dia-a-dia o exercício da generosidade plena com os outros. Em resumo, nós bloggers somos moralmente superiores ao resto das pessoas (ou todos os meios são válidos para chegar a esta conclusão final, mas reparem que usei a expressão plural - "somos" e evitei a singular - "sou").

5 comments:

XR said...

Pensando bem, é umbiguismo, sim ... mas é ao mesmo tempo um espaço que podemos controlar como quisermos - quem quiser vir visitar, vem, quem não quiser, batatas; podemos ignorar ou apagar comentários impróprios ou nem sequer deixar que sejam feitos, armarmo-nos em ditadores porque é o nosso direito, o do nosso espacinho.
Não é bem melhor do que comportarmo-nos assim "lá fora" ?

Canto Definido (Structurally Diffuse) said...

Tornou-se num exercitar de ideias para mim, algumas mais disparatadas que outras, e continuo a apresentar uma certa resistência para as expor na vida real mesmo quando me sinto tentado, mas nunca me passou pela cabeça que me pude-se aumentar tanto a auto-estima, não faço filtragem de comentários e agradeço toda a entrada de opiniões... e não acho que sejamos moralmente superiores aos outros, lembro-me de ler sobre um "Jornalista" que dizia que os bloggers não poderiam ser considerados de forma alguma colegas seus, mais uma atitude de nabo de nariz empinado, de tudo o que li até agora só posso chegar a uma única conclusão, os bloggers fazem a tradução correcta do que os rodeia, bem melhor que outros meios de comunicação... e este acreditar deverá servir como um retributo mais que suficiente...

Pitx said...

egocêntrico
Datação
1926 cf. PintoMed

Acepções
■ adjetivo
Rubrica: psicologia.
que exibe atitudes ou comportamentos voltados para si mesmo, de modo relativamente insensível às preocupações dos outros (diz-se de indivíduo)


Etimologia
eg(o)- + cêntrico; ver centr(i/o)-

Clara said...

Pitx, estou certo que quando tu escreves no teu blog não estás preocupado contigo mesmo mas sim profundamente interessado nos outros e que é nessa perspectiva que escreves, para que os outros sejam bafejados pelos teus pontos de vista. Portanto este post não é para ti, esquece-o.

Canto Definido (Structurally Diffuse) said...

Cada qual a sua opinião, sem querer interferir demasiado na posição tomada pelos outros claro...são momentos, por vezes também sinto a necessidade de atrair alguma atenção, é uma boa ajuda esse sentimento de que nos observam, ao menos sabemos que estamos realmente presentes :)

pessoas com extremo bom gosto