3.23.2010

Oh Lord, never buy me a Mercedes Benz!

Os alemães acham que os Países do sul e do leste da Europa são gastadores, perdulários e consumistas. São capazes de ter razão. Os alemães são muito mais frugais do que nós.
Os alemães acham, por isso, que não devem pôr um cêntimo de lado para ajudar a Grécia e os Países do sul. São capazes de estar a cometer um erro colossal.
Lá em casa há dois carros alemães. Um motociclo velhote alemão. Electrodomésticos alemães. Uma máquina fotográfica alemã. E por aqui paro. Com os meus amigos creio não ser muito diferente. E com uma boa parte de toda a gente também.
Os alemães acham que nos endividamos demais para lhes comprar estes bens todos, enquanto eles acumulam excedentes comerciais devido à sua contenção. São capazes de não ter razão.
Num País endividado e com pouca poupança, os bancos, para emprestar têm de se refinanciar lá fora. Adivinhem a que porta foram bater. Pois é. Aos bancos alemães, carregadinhos de poupança dos seus contidos residentes. Sobretudo no leste e na Grécia isso é evidente.
A Alemanha andou anos a fio a financiar a dívida dos países do Sul. Dívida que servia para fomentar as importações de bens alemães. E agora assobia para o lado, como se não fosse nada com ela.
A economia é como um rio. Os alemães devem pensar que não há problema se houver seca na foz, desde que continue a chover na nascente. Provavelmente não sabem onde se formam as nuvens que se desfazem na nascente….

1 comment:

o coelhinho said...

Grande Martim,
Este é um grande post e eu tenho de lhe dar os parabéns pelo mesmo.

pessoas com extremo bom gosto