5.29.2008

Continuamos no périplo

dos homevideos (o cabelo para o curto fica-me horrivelmente mal) e eis que descubro aquilo que, hoje, mais me custa no meu divórcio. Perdi, irreversivelmente, o meu melhor amigo.
E escrevo irreversivelmente porque segundo um amigo meu os homens e mulheres não podem ser amigos se não dormirem juntos. Ou qualquer coisa assim do género.
Ora isso levanta outras questões ainda. Eu gosto muito deste meu amigo. E tenho a certeza que não dormiremos juntos. Nunca seremos amigos? Ou somos a excepção que confirma a (sua) regra?

29 comments:

cecília r. said...

ora o teu amigo sabe-a toda. sem ter razão, evidentemente. :D

Anonymous said...

Clara, eu tenho impressão de que esta será das poucas situações em que um homem preferiria não ser a excepção ... mas das suas razões saberá o comendador, aliás conforme confirma a cecília r. (olá cecília, está boa a amiga? não, não, era só mero cumprimento, não veja nisto a imperatividade de ... enfim, era só cumprimentá-la)

Anonymous said...

Se te estás a referir ao teu ex, pai dos teus filhos, não vejo qual é a excepção. Felizmente, já vão existindo ex-casais que conseguem preservar a sua amizade, no meio dos cacos, sem cama (ou vontade) à mistura.
Ah e os homens e as mulheres podem perfeitamente ser amigos sem dormirem juntos. Até pode acontecer que, uma altura ou outra, um deles pense, epá isto até marchava, mas entre passar pela cabeça e chegar a vias de facto vai tudo aquilo que se chama livre arbítrio.
beijos.

Crezia said...

Isto deve ser de eu ser uma imatura e cor de rossa e mais não sei quê. Mas eu não consigo muito bem é ser amiga se já tiver "dormido junta". Gosto muito que com quem durmo seja o meu melhor amigo. Mas não acho nada que seja a regra.
No vosso caso, acho que se não existir vontade de dormir juntos de ambos os lados, podem perfeitamente ser amigos. Os melhores até!

Anonymous said...

Gime five, Crezia! Já sermos duas imaturas cor de rosa ;)

Crezia said...

hihihi tra la la la hi5!

anne said...

não concordo nada com isso. um homem e uma mulher podem ser amigos sem dormirem juntos. eu tenho amigos com quem nunca na vida me consiguiria envolver porque eles são como irmãos para mim.

é a tal coisa, até pode passar pela cabeça aquela coisa do "damo-nos tão bem que se calhar...", mas passa no segundo seguinte com as nauseas que atacam (ok, esta foi exagerada, não existem nauseas,mas também não existe vontade de levar avante o intento)

patrícia

Clara said...

Cat, não leste o comento do Zé? Este homem é um visionário que tem sempre razão.

E sim, era uma pergunta directa para esse amigo que não, não é o meu ex.
Com o meu ex acho impossível vir a ser amiga mesmo amiga (sim, damo-nos bem, encontrámos um equilíbrio qq), como com alguns homens será sempre impossível a amizade (a química sempre a acertar/falhar no alvo errado).

Continuo à espera da resposta...

Anonymous said...

quem é que é o visionário, eu ou o comendador? (já nem sei se face às interrogações declaradas me posso propor a amigo, portanto o títalo de 'visonário' será até um mal menor)

Anonymous said...

posso dar a resposta...
grandes amigos, cama 'a parte!

Clara said...

Eras tu Zé, o visionário. Se te podes propor a amigo ou n, isso terás que decidir tu.

Anonymous said...

amiga, eu sou um homem casado, e convicto e feliz deste meu estado. posso ter as amigas que quiser sem viver amargurado em algumas interrogações

Clara said...

Que bom para ti, meu querido.
Eu, não casada, convicta e feliz deste meu estado, posso ter os amigos que quiser desde que eles não se amargurem em interrogações.

Anonymous said...

ora vês. já respondemos à tua questão certo?

Comendador Antunes de Burnay said...

Tive só que ir ali a Madrid resolver umas coisas, Clara. Já lhe respondo...

jbettpinto said...

Na perspectiva abordada, a amizade e a cama são, definitivamente, incompatíveis!
Agora,há muitas formas de levar a água ao moinho......

Clara said...

Comendador, vou ficar mesmo chateada se n responder.

Zé, sabes que terás sempre um lugar especial no meu coração, já discutimos este assunto inúmeras vezes, mas desta vez a pergunta era mesmo para o Comendador.

J., a minha perspectiva? Na minha homens e mulheres podem ser amigos, muito amigos até.

cecília r. said...

estou bem obrigada, amigo zé, e o amigo? ups. ah, não fá mal, é verdade, nós não concordamos com o amigo da clara! :))

Anonymous said...

O assunto é tão velho e pegajoso como aquele acerca sexo dos anjos (ou do ovo e da galinha) e daqueles que as opiniões divergem ao limite, até que o autor da pergunta ouça o que quer ouvir...

A amizade entre homem e mulher existe, é desejável e é possível, mas...

Será que quando um homem e uma mulher partilham confidências, risos, lágrimas, será que não há sempre um que acaba por esperar mais do que uma simples amizade?!

Muitas vezes confundem-se sentimentos, é fácil confundir...
e quando alguém tem necessidade de falar, de ter apoio, está carente tende a sonhar outras cumplicidades e intimidades onde só existe puro companheirismo.

Clara said...

Caro anónimo, concordo plenamente. Quase plenamente, vá.

Eu ainda estou à espera de ouvir o que quero ouvir.

Mas também se não ouvir, é para o lado que me deito melhor.

Há perguntas que não têm resposta, cujo objectivo do emissor é apenas levar o receptor a arranjar uma maneira elegante de se escusar a responder e, simultaneamente, não deixar dúvidas em relação à resposta (que ambos sabem qual é mesmo antes da pergunta ser formulada).

Eu sou básica, mas não tanto ao ponto de fazer um post tão limitado assim.

Entretanto tive o prazer de, nesta caixa de comentários, juntar amigos de outros tempos, o que muito prazer me deu. Embora, claro, preferisse muito mais encontrá-los a todos a uma mesa de jantar.

susana said...

ó pá, combine-se já! :D

Anonymous said...

retórica amig....filha, isso que aí dizes chama-se retórica. aliás (e digo sem ironia nenhuma, e sem condicionalismos na nossa ... cof cof ... amizade), nisso tu és excelente. é por isso que aqui venho. é curioso este sentir abespinhado que me divide entre um lado irritativo (eu sei que não existe ok?), e um argumentário de lógica que por vocação e formação sou obrigado a reconhecer que crias com uma certa mestria.


e prontos


(cecíla, aproveito a oportunidade para lhe confessar que ao princípio lhe senti a falta, mas depois, afortunadamente, encontrei um sítio onde escreve uma mouça que me tem feito esquecer as saudades que tinha dos seus 'dizeres')

Draven said...

Eu tenho muitas amigas e não durmo com elas....todas eheheh

Falando por mim, grandes amizades por vezes podem gerar grandes confusões e depois disso já nada é como dantes e a amizade foi-se.

Comendador Antunes de Burnay said...

(é muito mais divertido aguentar a resposta...)

(há mais comentos, e isso)

(aparece a rapaziada toda e isso é bonito)

(e há especulação. E como eu adoro especulação...)

Unknown said...

"Tenho a certeza que não dormiremos juntos".

Ora ai está uma boa certeza. Eu tambem tenho a certeza que só dormi junto com o meu ex-marido [enfim, 17 anos, 365 dias por ano e tal é muita coisa] e tenho a certeza que só voltarei a dormir junto com alguém se me voltar a casar...

...com todos os outros - namorados, paixões e afins - nas noites que passamos juntos, arranjamos sempre actividades mais lúdicas e interessantes para nos entreter do que essa coisa prosaica de dormir :)

Leonor said...

Bem, uma vez que o comendador ainda não respondeu, cá vai mais um.
Abordei o tema há pouco tempo.
Sou da opinião de que sim, a amizade é sempre possível, e sim, o "dormir juntos" passa-lhe sempre pela cabeça, e não, isso não impede a amizade e sim, nestas coisas não há regras, talvez tendências, mas nunca regras.
Beijinhos.

Comendador Antunes de Burnay said...

E pronto, já está, lá no meu sítio. Não se deve fazer esperar uma senhora.

Otium said...

E se o homem for gay? ou vice-versa...

E dormir? O que é que isso realmente implica? Um boa noite de sono, na mesma cama, vestidinhos com pijamas? hummmm

Clara said...

Olá Otium!

Obviamente que se não tiverem a mesma orientação sexual, a questão não se levanta, da mesma forma que não se levanta entre duas pessoas do mesmo sexo, heterossexuais.

O que me faz levantar uma nova questão...

Lol, pijama, claro.

pessoas com extremo bom gosto