5.29.2008

Do preço dos combustíveis e boicotes da treta

Não é que eu não aprecie um bom boicote como toda a gente. Acho piada às manifestações espontâneas, quase sempre revestidas por uma boa dose de ignorância da parte de quem participa.

Os combustíveis sofrem aumentos. E porquê? Porque o o preço do barril, a materia-prima aumenta.
Podemos querer culpar a Galp e as todas as gasolineiras porque (as bestas) querem ter lucro. Mas por cada litro de gasolina (cerca de um euro e meio), 15 cêntimos são o lucro de quem vende. 15 cêntimos. Podem as gasolineiras baixar o lucro? Podem, correndo o enorme risco de falência (e sim, são milhares de postos de trabalho que vão à vida).
Pode o governo baixar o segundo imposto (depois do IVA), o ISP? Em teoria, pode. Na prática, como precisa da receita do ISP para não esburacar o Orçamento de Estado, só o pode fazer à custa do aumento de outro imposto qualquer. Ou seja, não pode.
Porque acham os boicotantes que aumenta diariamente o preço do barril? Especulação. E é. Mas especulação da parte de quem vende a matéria prima, tem liberdade absoluta para fixar preços, manipular a produção e nenhuma concorrência.
Contra isto, boicotem o que quiserem, as gasolineiras estão já com perdas de 30% por isso o próximo passo será (provavelmente) deixarem de vender aos hipermercados. Se tivesse que apostar, diria que era já para a semana.

5 comments:

jbettpinto said...

Na verdade, as petroleiras que possuem a matéria prima, literalmente, capturaram os Estados!!!!!!!!!!

Clara said...

j, não percebi essa teoria da conspiração, mas achei fixe.

Draven said...

Petroleiras que possuem a matéria prima ( será o petróleo??) capturaram ( e bilhete de resgate, já há? ) os Estados (Unidos?)...

Bem o pior disto tudo é que o aumento do preço dos combustiveis faz aumentar o preço de tudo o resto, se aumentasse o salário minimo é que era assunto...

Crezia said...

É, não é? Eu também digo e falo do petróleo, da guerra e mais não sei quê, que a coisa não vem do produto final mas da matéira prima. E as pessoas olham para mim, fazem uma pausa e falam como se tivessemos estado calados até ali: "Já viste isto da gasolina aumentar? Incrível!"
De repente, o mundo parece-me uma grande avalanche (mas é daquelas à cartoon, em bola).

Draven said...

Olha que eu já digo:"FDX!!!Tá caro o arroz anh?"

pessoas com extremo bom gosto